PERGUNTAS FREQUENTES

Caso sua pergunta não esteja relacionada abaixo, teremos o prazer de atendê-lo. Escreva para a Rivetto: contato@rivetto.com.br.


Nossa marca, nosso propósito


Qual a origem do nome Rivetto?

Rivetto é a palavra em italiano para rebite, um elemento essencial no acabamento dos produtos em couro. A escolha de uma palavra italiana para definir a marca está relacionada às origens do artesão criador da Rivetto, Luca Mirandola, arquiteto nascido em uma pequena cidade próxima a Verona e radicado em São Paulo desde 2011. A Itália é o país onde a moda e os métodos artesanais convivem até a atualidade, sobretudo na indústria do luxo. Os italianos sabem como ninguém apreciar o valor de um produto desenvolvido manualmente.


Quem faz os produtos Rivetto?

A Rivetto trabalha com o conceito “slow fashion”. Isso significa que valorizamos o produto artesanal, em pequena escala. Não terceirizamos nossa produção. Cada peça é feita pelo próprio artesão responsável pela marca, desde o design do produto, escolha da matéria-prima, corte e até a costura e acabamento final.


De onde a Rivetto busca inspiração para o design de suas peças?

O ateliê da Rivetto nasceu como espaço de experimentação em materiais e em design. Nossa fonte de pesquisa tem origem nas técnicas tradicionais de trabalho em couro, aplicados ao design contemporâneo.


A Rivetto produz peças para homens e mulheres?

Não dividimos nossos produtos por gênero. Pensamos nossas peças pelo uso, praticidade, estético e qualidade. Preferimos pensar na Rivetto como uma marca unissex.


Materiais naturais de alta qualidade


Qual a matéria-prima dos produtos Rivetto?

A Rivetto nasceu de uma pesquisa dos métodos tradicionais de trabalho em couro. A maioria de nossas peças são produzidas com couro, selecionados pelo próprio artesão de acordo com sua textura e qualidade. O couro é um material altamente resistente, porém cada pele tem marcas características, o que torna cada peça única. Já as ferragens utilizadas em nossas peças são de conceituadas marcas do mercado, com acabamento niquelado, grafite ou dourado.


Sou vegetariano e/ou vegano. A Rivetto possui peças sem couro?

A principal matéria-prima de nossos produtos é o couro, adquirido de curtumes certificados. Entendemos o couro como um produto secundário da pecuária e empregamos na maioria de nossas peças o atanado justamente pelo seu reduzido impacto ambiental. Nossa preocupação com sustentabilidade e com o meio ambiente se traduz em uma produção artesanal e de baixa escala, com produtos feitos para durar. Vale destacar que não fazemos uso de peles exóticas ou de animais silvestres, nem tampouco do chamado “couro ecológico”, cuja origem é o petróleo.


Um produto com identidade e história


Por que cada peça da Rivetto é exclusiva?

Dizemos que cada peça Rivetto é única porque a produção é realizada de forma artesanal e utiliza matéria-prima natural. Por isso, um mesmo tipo de produto pode apresentar pequenas imperfeições e diferenças entre eles. Cada bolsa sai de nosso ateliê numerada, uma maneira de certificar sua origem e exclusividade.


Todos os produtos são feitos à mão?

Sim, o corte dos produtos é realizado manualmente. Algumas peças são costuradas à mão integralmente ou em parte; outras são tingidas manualmente. Consulte sempre a descrição do produto para saber sobre as técnicas empregadas na produção.


Um produto artesanal tem maior qualidade do que um produto industrial?

Quando uma peça é concebida por um único artesão, do princípio ao fim, ela deixa de ser um produto para se tornar sua obra de arte. Esse conceito é inexistente em uma linha de produção. O artesão produz e, ao mesmo tempo, faz o controle de qualidade. O resultado desse cuidado personalizado a cada uma das peças é o que garante sua alta qualidade, durabilidade e acabamento refinado.


Quem ama, cuida


Como posso cuidar da minha bolsa?

A matéria-prima das peças Rivetto é o couro. Como toda pele, o couro necessita de hidratação. Por isso, recomendamos utilizar um creme hidratante neutro ou algum produto específico para couro, retirando o excesso com um pano limpo e seco. Espere absorver o produto e finalize com uma escova macia para renovar o brilho antes de voltar a utilizar sua Rivetto. Sempre que for utilizar um hidratante ou graxa pela primeira vez, faça um teste em uma pequena área, pouco visível da sua bolsa. A água resseca e danifica o couro, por isso não lave sua bolsa e proteja-a da chuva. Para limpar, utilize uma flanela úmida e deixe secar à sombra.


Minha bolsa mudou de cor com o tempo. O produto tem defeito?

Seu produto não tem qualquer defeito. Ao contrário, essa mudança de cor mostra que você adquiriu um produto com matéria-prima de alta qualidade. O couro sofre uma oxidação natural que altera levemente sua cor, sobretudo em contato com a luz do sol. A superfície de todos os produtos em couro muda com o tempo.


Atendimento


Posso personalizar meu produto?

Algumas das peças Rivetto permitem personalizar as cores do couro e das linhas usadas na costura, sempre a partir dos modelos já existentes e sob encomenda. Consulte-nos sobre disponibilidade e valores de peças personalizadas.


Quero um modelo exclusivo. A Rivetto pode produzir para mim?

A Rivetto já desenvolveu modelos exclusivos em parceria com algumas marcas, sempre que havia convergência entre nossa linguagem e filosofia. Entretanto, o processo de design, pesquisa de matéria-prima e modelagem de um novo produto consome um tempo que torna inviável atender a pedidos de clientes individuais.  


A Rivetto faz consertos de bolsas?

Infelizmente, não fazemos reparos em produtos de outras marcas.


A Rivetto tem loja fixa?

A Rivetto não possui loja física própria. No momento, vende apenas por meio de sua loja virtual.


Onde fica o ateliê da Rivetto? É aberto ao público?

O ateliê da Rivetto fica na região central de São Paulo. Não é aberto ao público, mas caso você queira conhecer de perto nossos produtos, agende uma visita pelo email: contato@rivetto.com.br.


Os produtos Rivetto têm garantia?

A Rivetto garante a troca ou reparo no prazo de 1 (um) ano após a compra de todo e qualquer produto que apresente defeitos ou desgastes que impossibilitem o uso, sempre decorrentes da utilização normal da peça. Não nos responsabilizamos por problemas resultantes de mau uso dos produtos. Para mais informações, consulte nossa Política de Compras.